Os desafios de ser negro no Brasil

ImagemMal comecei a ler o livro Fazendo as Malas – Histórias de Jovens que contribuem com o Brasil a partir de suas experiências no exterior e já tenho que compartilhar um trecho da interessante reflexão feita pelo doutor em Educação e professor pela Universidade Columbia Paulo da Silva sobre as ações afirmativas.

De classe média, Paulo enfrentou na pele o desafio de ser negro e buscar condições favoráveis para estudar no Brasil. Venceu o preconceito, ganhou notoriedade em uma das universidades mais respeitadas dos Estados Unidos e hoje estuda políticas públicas educacionais no contexto brasileiro.

Já no primeiro capítulo, cujo título é “De Bebedouro para o Mundo”, ele narra sua trajetória de vida e defende as ações afirmativas para que sua história de sucesso como acadêmico e pensador não seja uma exceção entre os negros brasileiros.

_____________________________________________

“Não é necessário ir muito além para testemunhar o abismo ainda existente entre os brasileiros brancos e os não brancos em áreas como educação, saúde, emprego, moradia e qualidade de vida. Reconhecer tais discrepâncias há de nos obrigar a entender que remediar a intensa e corrosiva exclusão econômica, social e política da enorme população de pretos e pardos no país é palavra de ordem. E mesmo que o debate se mantenha focado na contraposição entre equidade e qualidade, mérito e justiça, individualismo e objetivos sociais, teremos razões suficientes para entender que a grande dívida que o Brasil possui só continuará sendo sanada com dispositivos claros em favor da inclusão social em diversos níveis, para que o nosso projeto de nação que hoje vive um momento fértil capaz de estabelecer um novo padrão de desenvolvimento econômico, social, político e cultural não ignore esta que é uma questão de direitos humanos e de direito à diversidade.” (Paulo da Silva em “Fazendo as Malas – Histórias de Jovens que contribuem com o Brasil a partir de suas experiências no exterior” p. 42)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s