De Demóstenes à falta de candidatos fortes: o dilema de Perillo em Goiânia

Hoje é o dia da reunião do PSDB com os partidos da base aliada em Goiânia. E foi sobre isso que eu escrevi na última semana, após acompanhar a movimentação dos partidos e lideranças ligadas ao Palácio das Esmeraldas. Da análise surgiu a aposta: o governador Marconi Perillo (PSDB) vai optar por duas ou três candidaturas, abandonando o sonho tucano de lançar um nome único do partido com o apoio de todos.

Depois das torrentes do Cachoeira na política goianiense, é de se esperar que o governador opte por mais de uma candidatura, afinal de contas nem existe um nome que consiga aglutinar os partidos. É irônico também relembrar as conversas políticas de 1 ano atrás. “O único que aglutina é Demóstenes Torres (sem partido)”. “A base vai unida se Demóstenes for o candidato, ele empolga!”. Foram muitas as entrevistas que reverberaram a ideia de que apenas o senador Demóstenes (que pode perder seu mandato após a Operação Monte Carlo mostrar que o senador está envolvido até o pescoço com a quadrilha de jogos ilegais) poderia sair como candidato onipotente. 

O dinamismo da política é surpreendente, eleva mas também rebaixa. E isso acontece com mais frequência em países como o nosso, em que para serem eleitos os políticos vendem a alma e para se manterem no poder negociam alianças e arquitetam esquemas. Há corrupção por todos os lados e espero que a população goianiense (assim como a de todos os municípios brasileiros) tenham mais consciência disso. Na realpolitik em que Lula (PT) se une a Maluf (PP) e o governo de Goiás está afundado na podridão do crime organizado já não há mais tempo para a perplexidade. Eu, pelo menos, perdi toda a capacidade de indignação.

Abaixo o quadro que eu fiz explicando quais os caminhos do governador para a escolha dos rumos políticos em Goiânia:

Imagem

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s