Ainda sobre as FARC

Nos últimos dias dei continuidade à discussão a respeito da libertação do jornalista francês sequestrado pelas FARC na Colômbia – tive o cuidado de “entrevistar” por chat dois amigos colombianos, um deles advogado. As opiniões são divergentes, e eu continuo mantendo a postura de não classificar a guerrilha como “terrorista”, como fazem jornalistas norte-americanos. Faço isso por preocupação e também por não conhecer de perto a realidade do movimento.

Entretanto, há de se admitir que as FARC acabaram se distanciando – e muito – de seus ideais, e acabou se tornando um braço do narcotráfico na América do Sul. Outro amigo sugeriu que eu lesse os artigos da Neyla Graciela Pardo Abril, que tem interessantes textos de análise de discurso da mídia colombiana em relação aos conflitos internos no país.

De qualquer maneira quero deixar aqui os dois pontos de vista dos meus amigos colombianos em relação às FARC. Acho que a opinião deles acrescenta muito ao debate.

  • Como colombiano promedio, pienso que las Farc no son el problema central de Colombia, antes exigían “libertad para el pueblo” y esa era la lucha que se establecía entre las dos partes, pero con el tempo perdieron su ideología y se han convertido en otros narcotraficantes mas y pienso que es entorno a eso que en realidad gira la problemática de las FARC.
  •  I don’t think there’s a lot to be covered on “the other side on the context”, the FARC are really weakened and they have really lost a sense of purpose. Ideology remains in the old members, but the organization has no true ideology. They truly behave as terrorists (and I don’t like that label, but it’s true). But that doesn’t mean that the only way out is war.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s