É preciso enxergar as FARC

Não é de hoje que eu acredito que é preciso olhar para os movimentos sociais e políticos da América Latina e tentar compreendê-los a partir do contexto em que os mesmos estão inseridos.

A meu ver essa é a tônica do recado dado por uma voz francesa – exemplar, diga-se de passagem. Trata-se do jornalista do canal France24 Romeo Langlois que foi sequestrado pelas FARC no sul da Colômbia. Ele reclamou da repercussão política de seu sequestro e falou sobre a necessidade dos jornalistas cobrirem os dois lados da história.

Sobre as FARC, ele afirmou que há uma tentativa de chamar a atenção do mundo para os problemas do país – que segundo ele, não tem cobertura. De fato, em boa parte do planeta acredita-se que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia perdeu completamente sua força, o que segundo o correspondente não é verdade.

A despeito do que muitos dizem sobre as FARC, ele foi categórico ao afirmar que não foi maltratado pelos guerrilheiros, e chegou a criticar a atuação Exército colombiano, que teria exagerado diante da irrelevância do pequeno e modesto laboratório da guerrilha que foi encontrado.

O número de mortos anunciados, segundo o repórter, também foi menor do que o que foi divulgado oficialmente.

Algumas frases do correspondente:

“Foi um fato da guerra, faz parte do trabalho. Não houve um erro de manobra, a guerrilha estava em sua casa”.

“O conflito não é coberto. Tomara que os jornalistas consigam entrar na região, mostrando os confrontos dos dois lados. O trabalho de um jornalista é cobrir todos os lados do conflito”.

“Era um laboratório pequeno que as pessoas usam para sobreviver. Também, durante a operação, só vi um morto e não 15, como falaram depois”.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s