Política: Eleições municipais 2012

Quanto tempo leva para colocar um candidato nas ruas? Para cientistas políticos e especialistas de marketing é necessário que a candidatura passe por várias “etapas de maturação” até que a campanha seja oficializada: financiamento, apoio partidário, discurso, comunicação, departamento jurídico, etc.

Segundo os estudiosos, uma candidatura de sucesso começa a ser estruturada com pelo menos 1 ano de antecedência.

É exatamente esse o assunto que eu abordei na minha última matéria – especificamente sobre “a falta de um candidato” da base de Perillo em Goiânia. O furacão “Cachoeira” bagunçou o Estado e tem reflexos diretos na eleição deste ano. O escândalo paralisou as negociações políticas na capital e trouxe um clima de incerteza fazendo com que os investidores fujam da disputa.

Governo fragilizado, com altos índices de reprovação, sem candidato e possivelmente sem financiamento – o PSDB goianiense pode, mais uma vez, amargar uma derrota.

O que é preciso para colocar a campanha nas ruas?


1 – Articulação
* As pré-candidaturas nascem a partir de um amplo trabalho de articulação interna, primeiro dentro do partido e depois com os partidos aliados. Isso ocorre cerca de um ano e meio antes do período eleitoral.

2 – Experimentação
* Os nomes colocados são avaliados internamente e também junto à população por meio de pesquisas qualitativas. É o que se chama de “ventilação” para medir o impacto dos nomes junto ao eleitorado e perceber a capacidade de cada pré-candidato em relação à costura de alianças e apoios.

3 – Escolha
* Ainda antes do período de Convenções, um nome é escolhido para representar determinado partido ou coligação. Começa o trabalho de captação de recursos para a realização da campanha e iniciam-se os trabalhos para que o candidato apareça como tal e consiga sustentar um discurso político.

4 – Convenções
* O nome é oficialmente escolhido. Neste período são realizados os últimos ajustes em relação à coligação e apoios políticos. Neste período monta-se um organograma de campanha, que definirá aspectos logísticos, jurídicos e de comunicação.

5 – Campanha de rua
* Após as etapas de consolidação do nome, inicia-se o período eleitoral.

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